-
Arquitetos: CNLL
- Área: 4650 m²
- Ano: 2000
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves I Jorge Santos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Multimeios de Espinho foi um projeto realizado entre 1996 e 2000. É um espaço vocacionado para receber e integrar diferentes expressões artísticas, científicas e de comunicação que as novas tecnologias e as atuais capacidades de comunicação permitem relacionar e concretizar.
Este edifício, é símbolo de uma tradição que liga Espinho ao mar e assim presta uma discreta homenagem a todo um passado de crescimento de uma cidade que sempre teve neste vasto mar salgado muitas das suas lágrimas. É uma construção que procura interpretar a escala e a dimensão dos nossos dias estruturada num grande contentor, como se de um barco se tratasse, e revela-nos no seu interior um grande espaço escultórico, um vazio aglutinador, organizando e distribuindo um programa complexo e ambicioso onde se cruzam espaços para um cinema de grandes dimensões, um planetário científico e de lazer, uma galeria de exposições alargada às diferentes expressões artísticas, uma sala de conferências polivalente para além de todos os espaços de apoio como as áreas administrativas, os camarins, os armazéns, a cafetaria, a loja multimédia e os espaços para as novas tecnologias de informação.
O cobre que o tempo pintará de verde, marcará a suas múltiplas idades e expressões. Pensamos o edifício como um amigo que gostávamos de acompanhar e connosco envelhecer.